Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Depósitos a prazo até um ano: Onde deve investir o seu dinheiro

Se está indeciso quanto ao melhor destino das suas poupanças, o Notícias ao Minuto ajuda-o a escolher. Através das contas do site ComparaJá.pt , fique a saber quais são os melhores produtos financeiros de curto prazo.

Depósitos a prazo até um ano: Onde deve investir o seu dinheiro
Notícias ao Minuto

11:51 - 03/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Investimento

Escolher um depósito a prazo tem vindo a tornar-se cada vez mais difícil ao longo dos últimos meses. O contexto de baixas taxas de juro em quase todo o mundo diminuiu o retorno dos produtos financeiros da banca, e mesmo nas maturidades mais curtas as rentabilidades obrigam os clientes a pensar duas vezes antes de investir.

Por isso, o Notícias ao Minuto pediu ajuda ao site ComparaJá.pt para descobrir quais são os melhores produtos financeiros para investidores privados, olhando para a banca nacional. Na primeira parte do trabalho realizado em exclusivo para o Notícias ao Minuto o ComparaJá aponta os depósitos a prazo mais vantajosos a três, seis e doze meses, para que possa escolher o que melhor se adequa ao seu caso.

Nos produtos a três meses, o banco BNI assume papel de destaque, com a maior rentabilidade líquida do mercado (2,15%) no produto ‘DP 92 dias’. No entanto, apenas os clientes do banco angolano podem investir neste depósito, que tem um limite mínimo de 10.000 euros e não é renovável. As mobilizações antecipadas são permitidas, mas têm uma penalização equivalente.

Para quem ainda não é cliente do banco onde quer depositar a prazo, o Banco Best permite ganhos líquidos de 2,12% no ‘Best – 2,95% já’, uma oferta direcionada à criação de novos depósitos na instituição. Não existe mobilização antecipada, mas os juros podem ser pagos antes do tempo.

O ‘reinado’ do BNI é regra nos depósitos até um ano, com ‘DP 183 dias’ e o ‘DP 366 dias’ a permitirem a maior taxa de retorno líquida em Portugal, com as mesmas condições do depósito a três meses.

Para quem quer investir a seis meses, a segunda maior rentabilidade é dada pelo ‘Super Depósito’ do Banco BIG, com 1,44%. O valor mínimo de investimento é de 2.000 euros para novos clientes; a mobilização antecipada do dinheiro implica um corte de 25% nos juros.

A um ano, o ‘Choice Novos Montantes’ do Banco Invest oferece o mesmo retorno de 1,44% a novos clientes ou depositantes que já fazem parte das contas do banco e tragam novo capital. A mobilização antecipada é ‘castigada’ com uma redução de 50% nos juros pagos e os reforços de capital não são permitidos.

O Banco Privado Atlântico também aparece nos lugares cimeiros das listas de depósitos até um ano, mas não consegue passar do terceiro lugar do ‘pódio’ das taxas de retorno líquidas.

As contas do ComparaJá.pt foram realizadas tendo como base os números do Orçamento do Estado para 2015 e de acordo com as informações prestadas por cada banco ao público.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório