Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Bruxelas deu 850 mil euros à Santa Casa para projeto que não deu frutos

Objetivo era que 200 participantes criassem as suas próprias empresas. Meses após o fim do projeto, não se criou uma única empresa.

Bruxelas deu 850 mil euros à Santa Casa para projeto que não deu frutos
Notícias ao Minuto

17:13 - 24/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Empreendedorismo

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) recebeu da Comissão Europeia 850 mil euros (80% do financiamento) para um projeto que visava dar formação a 200 pessoas para que, posteriormente, criassem a sua própria empresa.

O projeto ‘United at Work’ (UAW) foi lançado em 2013 mas chegou ao fim apenas com 40 participantes e sem que fosse criada uma única empresa.

De acordo com o Público, a formação decorreu durante o período de um ano e contou múltiplas desistências assim que os participantes (jovens até aos 30 anos e séniores entre os 50 e os 65) se aperceberam que não teriam direito a qualquer bolsa ou apoio financeiro.

As promessas de que o Banco de Inovação Social (iniciativa da SCML) ajudariam os participantes a encontrar investidores para os seus projetos segurou alguns. Mas finda a formação (que acabou em julho), o apoio não chegou e não se conta uma única empresa criada.

Se alguns são duros nas críticas à Santa Casa, que acusam de não disponibilizar sequer computadores e WiFi, vários são os que elogiam o programa na vertente de conhecimentos adquiridos. O que faltou foi, de facto, o apoio financeiro para que os projetos sejam postos em prática.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório