Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

DECO chumba 'conselhos para a reforma' dos cinco maiores bancos

Os bancos falham nas recomendações aos clientes que procuram soluções de poupança para a reforma, detetou a DECO através de um estudo que envolveu 50 balcões das cinco principais instituições financeiras a operar em Portugal.

DECO chumba 'conselhos para a reforma' dos cinco maiores bancos
Notícias ao Minuto

07:10 - 20/10/15 por Lusa

Economia Estudo

O estudo, que vai ser publicado na próxima edição da revista PROTESTE INVESTE, recorreu a um "cliente-mistério" de 40 anos que pediu, em setembro, sugestões de produtos para aplicar 5.000 euros para a reforma juntos dos balcões da Caixa Geral de Depósitos, BPI, Millenium BCP, Novo Banco e Santander Totta, em dez cidades.

Os bancos deveriam aconselhar a subscrição de um Plano Poupança Reforma (PPR) sob a forma de fundo com componente de ações ou optar por um fundo imobiliário misto ou de ações no caso de aceitação do risco, aconselhando ainda a aplicação de uma pequena parte em liquidez como fundo de emergência. Mas todos sugeriram produtos desadequados, segundo a associação de defesa dos consumidores.

O conselho mais comum foi um depósito normal, cujas taxas de rendimento atuais são de zero ou próximas de zero, o que leva a DECO a considerar tal recomendação "no mínimo, desastrosa", para um investidor com 40 anos.

Outro erro detetado pela DECO foi a sugestão de colocar o dinheiro em produtos financeiros complexos que podem ter ações, matérias-primas ou índices bolsistas e "exigem um bom conhecimento do perfil do cliente", de acordo com as diretivas comunitárias.

O BPI foi o banco que mais vezes recomendou os PPR sob a forma de fundo, adequados à faixa etária do "cliente mistério", mas tentou também vender um fundo que não era indicado.

A Caixa Geral de Depósitos tentou vender indiscriminadamente produtos complexos, uma prática seguida igualmente pelo Millenium BCP, que recomendou também produtos de capital garantido e baixo risco.

O Novo Banco apresentou "uma estratégia comercial bastante defensiva", propondo apenas produtos com capital garantido desadequados a uma poupança de longo prazo e o Santander Totta recomendou essencialmente depósitos em campanha, de curto prazo ou depósitos indexados para o médio prazo.

Face aos resultados, a DECO questiona se os funcionários estão mal informados sobre o tema da reforma e os produtos que estão a recomendar ou, "na pior das hipóteses têm de cumprir metas nas instituições onde trabalham", e pede mais atenção ao Banco de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório